O Colégio Tales de Mileto orgulha–se em preservar a identidade de seu nascimento (Escola de Educação Infantil CLARA LUZ), privilegiando o desenvolvimento integral da criança nos aspectos afetivo, emocional, cognitivo, físico, social e cultural, o que sempre foi o grande diferencial de nossa prática pedagógica, nossos ambientes são projetados para que a estimulação cognitiva seja constantemente aplicada na construção da autonomia.
Cuidar e educar são compromissos levados a sério.
A Educação Infantil tem seu papel fundamental no desenvolvimento, o “cuidar” e o “educar” são a essência de toda prática pedagógica. Para as crianças, nessa fase de desenvolvimento, conhecer não é acumular informações transmitidas pelos adultos, e sim construir, vivenciar e experimentar possibilidades de descobertas por meio de múltiplas linguagens.
A escola passa ser um espaço de criação que respeita todas as crianças com seu espírito investigativo, questionador e criativo. A autonomia passa a ser um dos principais objetivos das ações pedagógicas; a cada ano, a ampliação gradativa permite que a infância, na sua singularidade, seja prioritariamente considerada, pois a criança aprende em um contexto diretamente vinculado às suas experiências cotidianas nas quais a ludicidade é o eixo de tudo.
Primícias da Educação Infantil:
Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer.
- O eu, o outro e o nós.
- Corpo, gestos e movimentos.
- Traços, sons, cores e formas.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Sistema de Avaliação: Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I
O rendimento escolar é divulgado por meio de Relatório de Avaliação Descritiva, o qual atesta o desenvolvimento pessoal do aluno nos campos de experiência do currículo, considerando os aspectos cognitivos, socioemocionais e psicomotores.