FUNDAMENTAL II
Nesse segmento, as interações no grupo são essenciais, bem como os vínculos que impulsionam o adolescente a participar, discutir e envolver-se nos diferentes contextos de aprendizagem proporcionados na escola; o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes tem um impacto bastante importante na construção do projeto de vida, na rotina e na organização dos estudos.
Autoria e responsabilidade são aquisições indispensáveis para o desenvolvimento de atitudes proativas, coletivas e sociais, os estabelecimentos de vínculos impulsionam os estudantes a participar, discutir, envolver-se e criar nos diferentes contextos de aprendizagem que lhe são proporcionados. O uso de diferentes tecnologias ganha relevância com estímulos à aprendizagem de múltiplas linguagens. A organização curricular também acompanha o processo de desenvolvimento e propõe novos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para ampliação e consolidação de diversos conhecimentos e saberes próprios do segmento.
Há uma ampliação da capacidade crítica de cada estudante para que se desenvolva e posicione-se criticamente diante da vida, da sociedade e do seu próprio contexto escolar, com autonomia e responsabilidade.
As competências socioemocionais são um conjunto de habilidades sociais e emocionais que impactam nosso comportamento, atitudes, modos de pensar e sentir e são importantes quando a leitura, a escrita ou o cálculo.
Nosso programa socioemocional faz parte integrante do currículo do Colégio Tales de Mileto, os principais hábitos são trabalhados, discutidos e integrados a toda prática pedagógica.
A tecnologia não podia deixar de ser uma preocupação, a geração nova de estudantes como nativos digitais encontrarão um ambiente totalmente preparado para o desenvolvimento das competências tecnológicas, serão levados a produzir e programar aparelhos modernos e entender como a tecnologia 5G irá impactar de forma relevante os comportamentos humanos e a sociedade.
“Para preparar todos os alunos com habilidades criativas, colaborativas e de resolução de problemas digitais do futuro, as escolas devem ensinar a ciência da computação como parte do currículo principal. (…). O aprendizado da ciência da computação incentiva a criatividade, a resolução de problemas a ética e a colaboração – habilidades que não são apenas importantes para carreiras técnicas no mundo desenvolvido, mas valiosas para todas as carreiras em todas as economias”.
Hardi Partovi – World Economic Forum.